Receita de Guacamole
Com uma receita fácil e rápida, o guacamole é ótimo para compor uma refeição mexicana ou dar um toque especial em sanduíches. É um prato simples, mas cheio de cor e nutrientes. Perfeito para comer com nachos, também fica ótimo no burrito, nos tacos ou simplesmente para agregar mais texturas à uma salada de folhas.
Nessa receita o abacate é a base, na verdade ele é o protagonista e divide o sucesso com cebola roxa, tomate, limão, pimenta, salsinha ou coentro.
O ideal é que o abacate esteja maduro, porém firme, para que mesmo depois de misturar, a pasta ainda fique com alguns pedaços da fruta. Os demais ingredientes podem ser bem picadinhos ou em pedaços maiores, vai depender muito do propósito do guacamole, se for para recheio ou dipping*, melhor que seja tudo bem pequeno, já para salada, pedaços maiores são melhores. Claro que, tudo depende de quem vai comer e aí fica a critério de quem vai fazer.
A quantidade de abacate vai determinar a quantidade dos demais ingredientes, como ele serve de base, vai depender da preferência pelo destaque de sabores e texturas e assim colocar mais cebola ou tomate.
*Referência do inglês – “mergulhar”. Ato de imergir o alimento mais sólido/crocante em um creme/molho e comer. Exemplo: Batata frita no sorvete (Uma das melhores coisas que eu comia no McDonalds).
Guacamole e o que mais?
O guacamole é um ótimo acompanhanto, principalmente se for para compor um jantar temático mexicano. Aqui tem receita de Chilli Vegano , mas pode acompanhar umas fajitas também.
Se for hora de comer sanduíche, o guacamole fica ótimo dentro de um burrito, é só adicionar uma proteína e algumas folhas e vira uma refeição bem completa. Quem sabe no pão com hamburguer e alguns nachos?! As vezes comemos no pão árabe/pita/rap10, é ótimo para levar para trilha.
Para acompanhar o adventureveg nas aventuras dentro e fora da cozinha, nas trilhas e viagens, segue no Instagram.
Preparando
Para fazer é muito simples, só precisa de uma tábua, faca e um bowl médio.
Começar cortando o abacate ao meio e retirando o caroço (Se tiver espaço, que tal plantar o caroço e cultivar um abacateiro?). Eu costumo passar o faca pela polpa do abacate cortando em linhas paralelas, depois em linhas transversais e com uma colher retiro tudo em formato de cubinhos. Em seguida colocar num bowl médio.
Espremer meio limão sobre o abacate, reservar a outra metade para quando for ajustar os temperos.
Cortar a cebola, o tomate e a pimenta no tamanho desejado e adicionar ao bowl.
Em seguida picar e acrescentar a salsinha ou coentro (ou os dois), sal, azeite, pimenta do reino e o restante do limão se precisar.
Se sobrar, guardar na geladeira no máximo de um dia pro outro, pois o abacate oxida muito rápido (Não que seja um problema, mas a fruta perde parte de seus nutrientes, sendo assim, seu efeito benéfico será menor).
Guacamole
Ingredients
- Meio abacate;
- 1 cebola roxa pequena;
- 1 tomate pequeno;
- Pimenta dedo de moça a gosto;
- 1/2 limão;
- 1 colher sopa de azeite;
- 1 punhado de coentro ou salsinha;
- Sal a gosto;
- Pimenta do reino a gosto.
Instructions
- Cortar o abacate em cubos e colocar no bowl;
- Cortar a cebola e o tomate em cubinhos;
- Retirar as sementes e a parte branca da pimenta, cortar em pedaços bem pequenos;
- Picar o coentro ou salsinha;
- Juntar os ingredientes no bowl;
- Adicionar o suco do limão, o azeite, o sal e a pimenta do reino, misturar tudo, ajustar os temperos e colocar na geladeira até a hora de servir.
Notes
Se preferir mais apimentado, e gostar, também fica bom com molho de pimenta pronto.
Guardar na geladeira no máximo de um dia para o outro, pois o abacate oxida rapidamente.
2 comentários em “Mexicano do Mato – Guacamole”