Acompanhamento

Melancia do Mar

Aprenda como utilizar a melancia para substituir o peixe em pratos frios.

Sim, parece bem estranho usar a melancia para substituir o peixe numa receita, mas continue lendo que eu explico.

Boa parte da infância e da pré adolescência vivi em Foz do Iguaçu. Como toda cidade pequena, vez ou outra acontecem eventos culturais para movimentar a cidade.. Anualmente acontecia a Feira das Nações, Artesanato, Turismo e Cultura (FENARTEC), me lembro bem da super praça de alimentação com diversas barracas de nacionalidades variadas, era um ambiente repleto de aromas e sabores diferentes, mas a minha maior alegria era comer yakissoba na barraca de comida japonesa. Com certeza eu comia uma porção bem grande, saia feliz e satisfeita atrás de um crepe de chocolate.

Lá em 2003, aos 14 anos, descobri que a culinária japonesa vai muito além do yakissoba, passei a apreciar os sabores do peixe cru e me desafiar no manuseio dos hashis. Desde então visitei alguns restaurantes japoneses e sempre comia igual uma colheitadeira nos rodízios Hahaha.

Até hoje esses sabores orientais estão na lista de meus preferidos. Porém, mesmo que muitos não o considerem, peixe também é carne. Aliás, o peixe foi a última carne que parei de comer. O processo todo foi gradual e acredito que por serem mais leves, mais saudáveis e mais gostosos, os frutos do mar acabaram permanecendo na dieta por mais tempo. Mas isso eu conto melhor em outro momento.

Deixei de frequentar esses restaurantes devido a poucas opções sem carne. Se hoje oferecem, eu nem sei. Em Curitiba tem alguns restaurantes vegetarianos especializados nisso, já experimentei alguns pratos do Hozon e gostei muito.

Um dia juntei a fome com a vontade de cozinhar e fui buscar alternativas pela internet, encontrei algumas receitas utilizando a melancia como substituto do peixe, achei a ideia interessante e resolvi testar. Óbvio que lembrei da Bela Gil e quanto julguei quando surgiu com a ideia de fazer churrasco de melancia.

Depois de ver alguns preparos desenvolvi a minha receita. Resolvi chamar de melancia do mar pois faço uma marinada com shoyu, gengibre, óleo de gergelim e algas, o que deixa um leve sabor marítimo. Basicamente é fazer a marinada, deixar a melancia por no mínimo 6h absorvendo o sabor e depois assar.

O maior trabalho é cuidar do assado, que deve ser verificado a cada 30 minutos durante 2 horas. A aparência e a textura é muito similar a do atum e até quem não gosta de melancia se surpreende com o sabor.

Vale a pena testar e descobrir uma nova maneira de consumir melancia e substituir o peixe em receitas frias.

Comer com o que?

Essa melancia pode ser servida como sashimi, sushi, no temaki, pode compor um poke, simplesmente para acompanhar uma salada ou o que a criatividade mandar.

Mesa montada com dois pokes, um prato de sushis veganos utilizando melancia e um copo de soda italiana.

É importante lembrar que serve como substituto do peixe em aparência e sabor, mas não em valor nutricional. Para tanto, adicionar sementes, pedaços de tofu e/ou leguminosas (edamame, feijões, lentilhas..) pode suprir a quantidade de proteína necessária do prato.

A carne do peixe também é rica em Ômega-3, uma gordura muito importante para o funcionamento do nosso organismo. A semente de chia, linhaça, algas e nozes são fontes vegetais desse nutriente. Claro que esses alimentos têm quantidade baixa de ômega-3 quando comparado à carne do peixe, por isso, variar os ingredientes proporciona maior disponibilidade para nossa absorção.

Sugiro que os pedaços de melancia sejam cortados em cubos de 2x2cm ou 2x4cm, assim os pedaços vão assar por igual. Já testei com pedaços maiores, demoram mais para assar por completo, mas ficam igualmente bons.

Também testei pegar um desses pedaços maiores e fritar em fio de azeite, fica bem interessante. Comi quente logo que saiu da frigideira, mas não compus nenhum prato com ele, se fizeres ou surgir alguma ideia, me conta pra eu tentar também.

Para fazer a melancia é simples, mas precisa de tempo.

Essa receita exige tempo, então se decidir fazer, melhor que comece o preparo de um dia para outro ou da manhã para a noite.

Vai precisar de:

  • Faca;
  • Recipiente com tampa (de preferência vidro);
  • Assadeira/Forma;
  • Forno;
  • Geladeira.

Comece separando os ingredientes da marinada: Shoyu, Água, Óleo de gergelim, Limão, Vinagre de arroz, Algas, Pimenta do reino, Sal e Gengibre. Em seguida juntar todos eles num pote de vidro com tampa, o recipiente deve ser grande suficiente para caber os pedaços de melancia. E claro que, se não tiver o pote de vidro, use um “tapaué ou um pote qualqué”, dá até pra usar saco plástico limpo e que não tenha furos.Em seguida, basta cortar os pedaços os pedaços da melancia, retirar as sementes, adicioná-los à marinada e guardar na geladeira.

Devem permanecer assim por pelo menos 6h. Já deixei mais de 24h e o sabor foi o mesmo, maas, por questões de segurança alimentar, prefira manter por menos de 1 dia. Depois desse tempo, a água da marinada é descartada, os pedaços de melancia são transferidos para uma assadeira junto com os pedaços de alga e assar por 2h verificando e virando os pedaços a cada 30 minutos. Sempre retirando a água que acumular na assadeira para evitar que fique amargo.

Depois é só esperar esfriar, guardar na geladeira e consumir da maneira que preferir.

Receita completa

Niguiri feito com melancia marinada e assada.

Melancia do Mar

Prep Time: 6 hours
Cook Time: 2 hours
Additional Time: 20 minutes
Total Time: 8 hours 20 minutes

Uma alternativa a base de plantas para substituir peixes em pratos frios.

Ingredients

  • ½ xícara de água
  • 1 xícara de shoyu
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
  • 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • ½ limão espremido
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 2 folhas de alga nori picadas
  • 1 pitada de sal
  • Pimenta do reino a gosto
  • 500g de melancia.

Instructions

  1. Em um recipiente que tenha tampa começar preparando a marinada: colocar a água, o shoyu, o óleo de gergelim, o vinagre, o limão, o gengibre, a alga, a pimenta do reino, o sal e reservar;
  2. Cortar a melancia em cubos de cerca de 2x2cm ou 2x4cm, retirar as sementes e juntar com a marinada;
  3. Misturar bem para que todos os pedaços de melancia fiquem submersos, se não for possível, mudar os pedaços de posição de tempo em tempo;
  4. Guardar essa marinada na geladeira por no mínimo 6h, tentar não ultrapassar 24h;
  5. Depois desse tempo, retirar os pedaços de melancia da marinada e dispor numa assadeira;
  6. Levar ao forno a 180° - 200° por cerca de 2h, virando os pedaços de melancia e retirando o excesso de líquido da forma a cada 30 minutos;
  7. Quando os pedaços de melancia tiverem reduzido de tamanho e estiverem com uma textura mais mole e os cantos mais escurecidos está pronto;
  8. Retirar do forno e guardar na geladeira até que esfrie para compor o prato desejado.

Notes

É ideal que seja um recipiente de vidro e com tampa, mas se não tiver, pode usar algo que deixe vedado.
No passo 5 é interessante usar uma peneira grande, assim apenas o líquido é descartado e a melancia permanece com os pedaços de alga, isso dá um sabor a mais depois de assada.
Consumir em até 3 dias depois de pronto.
Sugestão: Usar em pokes, temakis, sushis e sashimis.

Se resolver testar essa ideia me conta aqui o que achou ou o que mudaria nesse preparo. Fico feliz em compartilhar e aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *